Naturologia e Naturopatia

SIM!!! Naturologia e Naturopatia são sinônimos, respeitando as leis e governanças de cada país!

A Naturopatia desenvolveu-se apoiada na sabedoria de diversas culturas. Hipócrates, formulou pela primeira vez o conceito de “poder curativo da natureza”. Este conceito está há muito tempo no centro da medicina naturopática. Na América do Norte, a medicina naturopática remonta ao Dr. Benedict Lust. Ele usou o termo “naturopatia” para descrever uma prática clínica, que integrava métodos naturais de cura como medicina botânica, homeopatia, terapia nutricional, terapia manipulativa, acupuntura e aconselhamento sobre estilo de vida.. A Escola Americana de Naturopatia foi fundada pelo Dr. Lust em Nova York e formou sua primeira turma em 19021. A América do Norte é creditada por codificar os princípios naturopáticos e por contribuir com algumas das teorias e práticas estabelecidas que agora são usadas em todo o mundo2.

Muitos dos princípios e filosofias da naturopatia originaram-se na Alemanha e na Europa nos séculos 16 e 17. Atualmente, os países europeus consideram sua prática como um sistema de saúde que evoluiu ao incorporar a medicina tradicional de cada país aos princípios, teorias, modalidades e tradições naturopáticas que foram codificadas na América do Norte, que é  considerada o lar da moderna naturopatia, ou medicina naturopática. 

No Brasil, os idealizadores do Bacharelado em Naturologia justificam a escolha do termo “Naturologia”, em vez de “Naturopatia” em face do radical grego pathos que remete aos significados de “doença e sofrimento”, enquanto que logia e logos direcionam-se a “estudo e conhecimento”, e assim o curso foi lançado, fundamentado em uma concepção ampliada de saúde3.

A OMS vem elaborando documentos de referência para respaldar e garantir níveis mínimos de conhecimentos adequados, competências e conscientização de indicações e contraindicações referentes às práticas integrativas e complementares. Diferentes países já estabeleceram uma educação formal ou requisitos nacionais para licenciatura ou prática qualificada à Naturopatia-Naturologia, especificamente. A graduação em Naturologia no Brasil, apresenta-se em conformidade com esse novo modelo de atenção à saúde3

Existem muitos órgãos de acreditação, como por exemplo, o CNME – Council on Naturopathic Medical Education com o objetivo de promover a educação e o treinamento naturopático de alta qualidade e a prática médica naturopática segura e eficaz. Para isso são adotados rigorosos  padrões de credenciamento. Ainda não temos acreditação, porém a Sociedade Brasileira de Naturologia desenvolveu e já submeteu aos órgãos competentes as DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais) da Naturologia, com o objetivo de orientarmos as grades curriculares preparadas para essa certificação.

1https://www.cand.ca/history-of-naturopathic-medicine/

2http://worldnaturopathicfederation.org/about-naturopathy/

3Morais NL, Antonio RL, Rodrigues DMO. Referências em Naturologia: um sistema terapêutico de cuidado em saúde. Palhoça: Ed. Unisul, 2018